26/03/2022

O Czar titila as meninges dos idiotas úteis no Ocidente

Entendamo-nos, no contexto das sanções relacionadas com a invasão russa da Ucrânia a mando da clique putinesca, banir artistas ou os seus trabalhos porque são russos é ilegítimo, moralmente condenável e politicamente ineficaz. Banir os artistas que fazem parte da clique putinesca é legítimo e politicamente eficaz, mas tem um problema prático que é o de saber-se com um mínimo de certeza quem são esses artistas.



Ir na conversa do tirano que chefia essa clique e reprime as liberdades em geral e a liberdade de expressão em particular, isso é idiotia. E quem vai na conversa é a versão moderna do idiota útil. Não é o caso de Rowlings usada na manobra putinesca que não se deixou levar na manobra onde costumam cair os idiotas úteis baseados no "princípio" de que "o inimigo do meu inimigo é meu amigo" (*) e respondeu ao Czar:
(*) O problema é que esse "princípio" é meramente uma regra de manobra táctica que pode resultar num circunstância particular e num tempo determinado, como a história mostra abundantemente. Alterada a circunstância e os "amigos" rapidamente se tornarão inimigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário