Dedicatória
Este número da crónica é dedicado ao Dr. Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, líder do pedronunismo e putativo futuro secretário-geral do PS, que desde a puberdade tem os aviões como seu brinquedo predilecto.
TAP, uma companhia de bandeira socialista
Não é um, não são dois, não são três mil milhões, é o que for preciso para manter no ar (ou em terra) o brinquedo do Dr. Pedro Nuno Santos, muito preocupado com custos «descontrolados e imprevisíveis» que resultariam da falência da TAP, sem perceber que, por muito elevados que fossem, nunca chegariam aos custos controlados e previsíveis que resultarão de a manter. É coisa de ricos, porque, por exemplo, o governo da pobre Noruega, com a sua dívida de 1/3 da portuguesa e o seu PIB per capita ppp quase o dobro do português, recusou o resgate da Norwegian Air Shuttle, a terceira low-cost europeia, por «não ser o melhor uso do dinheiro do contribuinte». De onde podemos concluir que o Dr. Pedro Nuno Santos teria talvez um futuro radioso como governante no Burundi, mas não na Noruega.
Entradas de Pedro Nuno e saídas de Santos
Primeiro, o Dr. Pedro Nuno Santos, quando começou a suspeitar que estaria a ser absorvido por um buraco negro, tentou chutar a coisa para a CE dizendo que foi esta que impôs o plano de resgate da TAP, uma redonda mentira de imediato desmentida pela CE. Falhado este expediente e receando ficar sozinho na jangada da TAP, o Dr. Pedro Nuno Santos pensou meter mais náufragos a bordo e tentou convencer o Dr. Costa para levar ao parlamento o seu plano para torrar quatro mil milhões na TAP. O Dr. Costa. que nestas coisas da manobra raramente se engana, deixou-o sozinho na jangada esperando que se afunde e com isso deixe livre o caminho para o seu afilhado Dr. Medina lhe suceder quanto ele for para a Óropa.
O choque da realidade com a Boa Nova
No Verão do ano passado o Dr. Pedro Nuno Santos, ainda sem os aviões da TAP para brincar, lançou o Programa Arrendamento Acessível. Passado mais de um ano, o resultado foram 250 contratos de arrendamento. 250 contratos? Como é possível? O rapaz que fazia tremer as perninhas dos banqueiros alemães só consegue 6% do programa Mercado Social de Arrendamento lançado pelo governo de Passos Coelho em 2012 de onde resultaram 4.400 casas no valor de 360 milhões para arrendamento habitacional.
Para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os outros cumpra-se a lei
O Dr. Paulo Pedroso, ex-ministro do Trabalho de Guterres, suspeito de pedofilia e esposo da líder parlamentar do PS, perdeu o cargo no Banco Mundial, para onde fora nomeado pelo governo do Dr. Costa, e foi contratado em Setembro com efeitos retroactivos a Abril como consultor externo para as políticas de longevidade da Santa Casa da Misericórdia pelo seu amigo e provedor Edmundo Martinho por 3.700 euros mensais.
«Estamos preparados»
«Estamos preparados»
Segundo a Dr.ª Temido, o Dr. Costa e S. Ex.ª, as autoridades portuguesas foram na resposta à pandemia, como em tudo o resto, as melhores das melhores. Parece que segundo a Bloomberg (The Best and Worst Places to Be in the Coronavirus Era) estávamos um poucochinho melhor preparados do que a Índia e a África do Sul.
Um país onde uma cadela é um ser vivo dotado de sensibilidade e objeto de protecção jurídica e um ucraniano talvez não
O cidadão ucraniano Ihor Homenyuk foi assassinado por tortura no Aeroporto da Portela por doze inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e até agora não aconteceu nada. Uma cadela foi morta por um fedelho de 18 anos e o fedelho foi condenado a 13 meses de prisão. Se houvesse, iria a correr carregar no botão de pânico dos cidadãos para escorraçarem à porrada os inspectores, a directora, entretanto já colocada em Londres, e o ministro.
Os detractores do governo nunca estão satisfeitos
Correndo bem, é nossa realização. Correndo mal é problema deles
A avaliação TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study) mostra que os alunos do 4.º ano de matemática em 2019, depois quatro anos de ensino com os governos do Dr. Costa, pioraram o seu desempenho. De quem é a responsabilidade? Ora de quem haveria de ser? Segundo o SE Adjunto e da Educação do Dr. Costa, a responsabilidade é das políticas educativas aplicadas pelo ex-ministro Nuno Crato do governo PSD-CDS, que se foi embora em Novembro de 2015.
«Queda monumental»
O volume de negócio da indústria caiu 8,4% em Outubro e no mesmo mês as exportações caíram 2,2%, em ambos os casos a queda em termos homólogos foi maior do que em Setembro e no caso das exportações a queda acumulada este ano foi de 12%. O turismo continua deprimido e quase metade dos hotéis em Portugal estão fechados.
«Queda monumental»
O volume de negócio da indústria caiu 8,4% em Outubro e no mesmo mês as exportações caíram 2,2%, em ambos os casos a queda em termos homólogos foi maior do que em Setembro e no caso das exportações a queda acumulada este ano foi de 12%. O turismo continua deprimido e quase metade dos hotéis em Portugal estão fechados.
Como se sabe, temos a terceira dívida pública mais alta da UE, e com 268,1 mil milhões batemos mais um recorde com a prestimosa ajuda do BCE que quintuplicou a compra de dívida portuguesa e com 38% do total é o maior financiador do Estado sucial do Dr. Costa.
o númbaro 40 em símbolos romanos esctreve-se XL
ResponderEliminarObrigado.
ResponderEliminarEstava um pouco esquecido. Já não usava a numeração romana desde MCMXXXXIIII, perdão MCMXLIV.
Fiquei em risco de ser convidado para substituir o Dr. Pedro Nuno Santos na salvação da TAP.