Mas também há um outro Centeno, o Centeno visto de Frankfurt, neste caso visto pelo Frankfurter Allgemeine Zeitung desta manhã, num artigo com o título «Mário Centeno hört auf» (Mário Centeno pára):
Crescente descontentamento
«Certamente, vários ministros das finanças do euro estavam cada vez mais insatisfeitos com a presidência de Centeno. O português estava sempre mal preparado e, ao contrário de seu antecessor, foi incapaz de liderar discussões e encontrar compromissos na disputa por questões de facto, segundo diplomatas da UE. O exemplo mais recente é a videoconferência do Eurogrupo na noite de 8 de Abril, na qual os ministros discutiram em vão sobre um pacote de ajuda corona durante 16 horas. Os participantes descrevem a reunião virtual como um "pesadelo".
Os portugueses interromperam repetidamente a sessão para discussões individuais e literalmente deixaram os outros participantes sentados no escuro por horas. O facto de os ministros ainda chegarem a um compromisso dois dias depois deve-se inteiramente à intervenção da chanceler Angela Merkel (CDU) e do presidente francês Emmanuel Macron, bem como às negociações preliminares entre Scholz e seu colega francês Bruno Le Maire.
É uma questão em aberto se Centeno notificará oficialmente os seus homólogos da renúncia na videoconferência do Eurogrupo nesta sexta-feira. Aparentemente, ele decidiu concluir as negociações sobre o "fundo de reconstrução" de Corona, que ele próprio deseja. No entanto, isso não é realista, porque os chefes de estado e de governo tiraram o assunto do Eurogrupo das suas mãos e esperam uma proposta da Comissão da UE sobre como um programa de estímulo económico pode ser financiado pelo orçamento da UE.»
Alguma menção, mesmo de fugida, ao assunto e ao bípede, nas folhas de couve da paróquia ( para não mencionar os psitacídeos televisivos... )?
ResponderEliminar