Há um bom número de mitos acerca das energias renováveis e em particular sobre os veículos eléctricos, como se o seu fabrico não tivesse maiores impactos ambientais (devido principalmente às baterias) do que os veículos a combustíveis fósseis e como se a produção da electricidade que usam não tivesse impacto ambiental (uma parte dessa electricidade continua a ser produzida por centrais a carvão). [*]
Um mito mais recente é o da suposta preferência pelos veículos eléctricos dos consumidores iluminados pelas preocupações ambientais. Mito muito celebrado nos primeiros meses do ano devido ao aumento da venda de veículos eléctricos, aumento com pouco significado quando se compara com uma base minúscula de umas centenas de veículos por mês.
A euforia arrefeceu em Abril quando as vendas desceram para metade. E porquê desceram? perguntareis. O que precisa de ser explicado não são as vendas em Abril, o que precisa de ser explicado são as vendas de Janeiro a Março "aditivadas" pelos incentivos fiscais que entretanto se esgotaram em Abril.
Por isso, não podemos concluir que o povo gosta de eléctricos. O povo gosta é de subsídios.
[*] Ver o link citado no segundo comentário.
Cá estamos, de novo, perante a ausência de gaguez.
ResponderEliminarAbraço
Já agora, mais um balde de água fria sobre o assunto.
ResponderEliminarhttps://arys.news/2019/04/23/la-mentira-de-zeus-los-vehiculos-electricos-son-mas-contaminantes-que-los-diesel/
O que ainda não foi explicado pelos 'estudiosos sábios' é se o povo gosta dos carros eléctricos da Carris, ou dos popós eléctricos de qualquer um.
ResponderEliminar'A ver vamos' como diz o cego...