Dois anos mais tarde, em 1950, o exército da Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul iniciando uma guerra de 3 anos que terminou com o armistício de 1953 e a separação em dois Estados - o norte um Estado comunista com uma ditadura de partido único que dura até hoje, comandado pelo querido líder e sua descendência, e o Sul com um Estado capitalista com um regime autocrático que se foi gradualmente liberalizando até ser uma democracia, com separação de poderes, partidos políticos e eleições livres.
Em 1961 a Coreia do Sul tinha metade do rendimento per capita da Coreia do Norte. 50 anos depois, a Coreia do Sul tem um PIB per capita (PPP) 18 vezes superior ao da Coreia do Norte (USD 32.800 contra 1.800). Coreia do Norte onde o ano passado foi reduzida de 145 para 142 cm a altura mínima exigida aos recrutas, por causa do raquitismo da geração actual devido à fome desde a década de 90.
Lembrete: foi esta Coreia do
Declaração de interesse: eu não gostaria de viver num regime que o camarada Bernardino considerasse uma democracia.
Errata: o camarada Bernardino deixa-me tão confundido que troquei o Norte pelo Sul, Loures pela Amadora e ao Kim Jong-Un chamei-lhe Kim Jong-Il. Está demonstrada a minha irremediável inépcia para lidar com estes democratas. Aqui fica a minha autocrítica. Obrigado aos camaradas leitores que me corrigiram.
por favor verificar o ultimo paragrafo!
ResponderEliminarPerdão...Penúltimo paragrafo!
ResponderEliminarQue tal corrigir Amadora para Loures???
ResponderEliminar... e Coreia do Sul para Coreia do Norte..!
ResponderEliminarNão se preocupe com as confusões provocadas pelo camarada Bernardino... ou Boinardino, no gestual do quase camarada ALLgarve..
ResponderEliminarNeves
Já agora, o actual líder chama-se Kim Jong-Un. O Kim Jong-Il já foi democraticamente fazer companhia aos outros vermes.
ResponderEliminar