Já aqui se questionou o interesse económico de torrar milhares de milhões no TGV para reduzir 1,5 hora no trajecto Lisboa-Porto, sobretudo depois de se ter torrado 20 vezes o valor orçamentado para a modernização da linha do Norte. A coisa é mais grave porque, como aqui recordei, se o objectivo dessa modernização tivesse sido alcançado a duração da viagem Lisboa-Porto ficaria em 2h 15m e o TGV seria totalmente inútil.
Se levarmos em conta que a potencial procura do TGV Lisboa-Porto será na sua maioria constituída por gente de negócios, podemos colocar uma outra questão muito interessante, a que chamarei o efeito Pony Express. (1) Porque não investe o governo uma fracção insignificante do investimento necessário ao TGV na disponibilização duma infra-estrutura pública de teleconferência como a TelePresence da Cisco? (2)
Mesmo sabendo que uma parte da gente de negócios ainda se encontra no estado labrego e nunca usaria tal meio, optando por continuar a viajar no Intercidades (eu se mandasse na CP só lhes vendia bilhetes nos Inter-Regionais), acho provável que os restantes optassem por evitar percorrer 700 km para fazer uma conversa de 1 ou 2 horas.
(1) Hoje não tenho tempo de contar esta estória. Fica para a próxima.
(2) John T., depois falamos sobre o success fee.
Vedes algum labrego na sala?
Sem comentários:
Enviar um comentário