Lembro-me como se fosse hoje: JM a dizer-me, há uns bons 25 anos, que o doutor Jaime Gama nunca poderia ser um bom socialista, porque todo o bom socialista teria que ter sido comunista na sua juventude.
Só muitos anos mais tarde percebi a profundidade (talvez involuntária) do pensamento.
Vem isto a propósito do engenheiro Mário Lino que foi um comunista ortodoxo e encartado na juventude (e na maturidade), convertido mais tarde ao socialismo em liberdade. Está agora ao leme das grandes obras faraónicas do governo e iluminou ontem os deputados com a explanação da sua inovadora metodologia de avaliação de projectos:
«Cada um dos projectos será depois avaliado à medida que for sendo implementado.»(*)
Vem isto também a propósito do doutor Teixeira dos Santos que foi um comunista reconstruído na sua juventude e se deixou mais tarde conquistar pelas delícias do socialismo. Está agora ao leme da máquina de extorsão que tentará alimentar a fornalha de Moloch onde seu colega Lino se propõe torrar muitos mil milhões de euros.
(*) Tenho para mim que o pensamento do engenheiro Lino não é inteiramente original. Salvo erro, o senhor João Pinto já tinha dito o mesmo nas suas palavras simples de profissional do chuto: «prognósticos só no fim do jogo». Numa óptica fiscal também se poderia dizer: «pague primeiro e reclame depois».
Sem comentários:
Enviar um comentário