05/11/2004

SERVIÇO PÚBLICO: Deitar dinheiro para cima dos problemas. Outra vez.

«A Administração Pública vai ser alvo de um investimento de 140 milhões de euros ao abrigo do Programa Operacional de Administração Pública, essencialmente centrado nas acções de formação e requalificação, anunciou ontem a secretária de Estado da tutela, Sofia Galvão.» (DN)
Camadas sedimentares sucessivas de aparatchiks do PCP (ainda restam alguns), do PS, do PSD e mais recentemente do PP, sobrepondo-se às camadas de rocha burocrata do cretácico e do jurássico que parasitam o trabalho dos temporários, constituem uma formação geológica quase impenetrável a mudança.
Só quem não tem nenhuma ideia do que seja a gestão das organizações e não conheça o estado actual da administração pública portuguesa, ou acredite em milagres, poderá esperar que o resultado de entornar 140 milhões de euros em cima do problema seja mais do que animar o mercado da consultoria de recursos humanos. Na melhor hipótese. Na pior será atulhar ainda mais a vaca marsupial pública com novos utentes para formar e requalificar os utentes com direitos adquiridos.

E não tem solução? Lá ter, talvez tenha. Mas exige outras políticas, outras medidas e, claro, outra gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário