28/09/2025

CASE STUDY: O que nos diz o ranking das escolas de ensino secundário (1)

Usando os dados do «Ranking das Escolas 2024 por escola, concelho ou disciplina no 9.º ano e secundário, com base nas notas dos exames» publicados em Abril pelo Observador (em parceria com a Nova SBE), calculei os valores de alguns indicadores estatísticos para extrair conclusões relativas à dicotomia escolas públicas-escolas privadas, escolas nas grandes regiões metropolitanas e fora delas, quer em termos de qualidade de ensino (ou mais exactamente da qualidade medida pelas notas de exame), quer da tendência para sobrevalorizar as "notas internas".  

A primeira evidência é a confirmação de que a média de exame nas escolas privadas é claramente superior à das escolas públicas - no ano lectivo passado a diferença foi de 2,14 pontos (13,50-11,36). 


A segunda evidência é, ao contrário da ideia generalizada de que as escolas privadas "esticam" as notas internas mais do que as escolas públicas, que o "esticanço" é mais acentuado nas públicas (3,21 contra 2,24).

Não surpreende, pois, que as escolas privadas dominem entre as escolas com melhores médias de exame  - 39 das primeiras 40 escolas são privadas.


Nem surpreende que as escolas públicas dominem entre as escolas com piores médias de exame - 38 das últimas 40 escolas são públicas.

O que pode ser mais inesperado é constatar que são as piores escolas, quer privadas quer públicas, que "esticam" muito mais as notas dos seus alunos. No conjunto, o "esticanço" de 1,21 pontos nas melhores, aumenta para 4,90 pontos nas piores, mantendo-se maior, num caso e noutro, o "esticanço" das escolas públicas.

O que se pode concluir até aqui? Pelos menos duas coisas: melhores resultados das escolas privadas e tendência das piores escolas "compensarem" os seus alunos com uma avaliação menos exigente.

___________

(Continua)

3 comentários:

  1. Até parece mentira, aliás isto só pode ser mentira a julgar pela quantidade de gente que se desdobra pela CS a enaltecer as 1001 virtudes da "Escola pública" face aos 1001 defeitos da "Escola privada" onde, ainda por cima, temos uns malandros a ganhar dinheiro. Bom era ser tudo (ou quase tudo de todas as atividades) nacionalizado e termos os empresários a perder dinheiro sistematicamente só para não terem a mania que são espertos e que podem criar empregos e riqueza.

    ResponderEliminar
  2. A solução para isto é bastante simples, fazer com os exames nacionais contem a 100%, ou perto disso, para efeitos da passagem de ano e do acesso ao ensino superior. Seria a única forma de avaliar todos os alunos pelo mesmo padrão.

    Mas nem PS, nem PSD farão isso. Nem o Chega, já agora. Seria demasiado impopular...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correcção: "fazer com QUE os exames nacionais contem a 100%", evidentemente.

      Eliminar