Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/06/2017

ARTIGO DEFUNTO: O suicídio de Passos e a arte do agitprop. Aprendam como se faz

Nos últimos 10 dias, Costa, ministros e dirigentes do PS disseram dezenas de mentiras, meias-mentiras, meias-verdades, omitiram verdades e contradisseram-se inúmeras vezes só a propósito do incêndio de Pedrógão Grande. Com excepção de um pequeníssimo número de comentadores desalinhados, foi precisa uma lupa para encontrar na imprensa um exercício de fact checking a esse respeito.

Num episódio relativamente raro de diarreia verbal, Passos Coelho disse com indesculpável ligeireza que houve «pessoas que puseram termo à vida em desespero» na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. Parece que não houve.


Poucas horas depois desta argolada, a máquina da geringonça pôs-se em marcha e um dilúvio de fact checking inundou as páginas online dos jornais desacreditando Passos Coelho. Às 20:00 uma pesquisa Google mostrou aquele número espantoso de ocorrências - ainda que expurgado de redundâncias e de posts de blogues (em todo o caso alguns deles ao serviço do agitprop), restam centenas de referências na imprensa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uns segunditos para listar a procura «dead or alive» dum Dom Sebastião. Ah,ah,ah. Podiam concorrer aos prémios IgNobel — http://www.improbable.com/ig/archive.html — dado serem lindos.

abraço respeitoso