Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/07/2014

Colocando em perspectiva a intervenção israelita em Gaza

Segundo parece, da intervenção em Gaza, na sequência de mais de um milhar de mísseis do Hamas terem sido disparados contra cidades de Israel, já resultaram quase 600 mortos. Quase o mesmo número que resultou dos combates entre Hamas e Fatah, depois da vitória eleitoral da primeira sobre a segunda em 2006.

Em qualquer caso, será sempre mais fácil para as facções palestinianas em luta fratricida encontraram os alvos militares sistemática e deliberadamente escondidos em zonas habitacionais e hospitais, do que para os israelitas. Não espanta por isso que as vítimas civis dos ataques israelitas sejam mais numerosas.

Para citar Rui Ramos, num artigo cuja leitura é recomendável, «se não vemos tudo aquilo de que o regime intolerante e misógino do Hamas é capaz, é apenas porque não tem os recursos de Israel. Se tivesse, Israel já não existiria.»

É claro que tudo isso não afecta os direitos do povo palestino e do povo israelita a um Estado próprio, não legitima a ocupação de colonatos pelos israelitas e ainda menos legitima o terrorismo do Hamas.

Sem comentários: